O retorno de Robert Downey Jr. ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) como o vilão Doutor Destino é, sem dúvida, o evento mais aguardado pelos fãs. E, segundo quem já trabalhou com o astro, sua volta terá um impacto gigantesco. Shane Black, diretor de Homem de Ferro 3, declarou em uma nova entrevista que a performance de RDJ em ‘Vingadores: Doomsday’ tem o poder de “salvar” o gênero.
Em conversa com o site ComicBook.com, o cineasta expressou seu enorme otimismo com o futuro do MCU.
A Visão de Shane Black
Black admitiu que, a princípio, a ideia de trazer o ator de volta poderia parecer cínica, mas que ele está convencido do poder do projeto.
“Acho que ele, sozinho, vai revigorar a indústria inteira de filmes de super-heróis com esse papel”, afirmou o diretor. “Quer dizer, parecia uma ideia meio cínica no início, sabe, ‘Ah, vamos chamar de volta o cara que sempre parece salvar a gente’. Mas vai funcionar. Realmente vai funcionar.”
Ele concluiu dizendo que, embora não tenha visto todos os filmes recentes da Marvel, fará questão de estar na primeira fila para este: “Fico animado porque serei o primeiro da fila para assistir”.
O “Efeito Downey Jr.” e o Futuro do MCU
A declaração de Shane Black chega em um momento em que a indústria discute a “fadiga de super-heróis”. A aposta da Marvel em trazer seu maior astro de volta, mas em um papel completamente novo e complexo como o de Doutor Destino, é vista como a principal estratégia do estúdio para restaurar a empolgação e a confiança na saga.
Sobre ‘Vingadores: Doomsday’
Com direção dos Irmãos Russo (Vingadores: Ultimato), o filme promete ser o maior crossover da história do MCU. A trama reunirá os Vingadores, o Quarteto Fantástico e os X-Men clássicos da Fox contra a ameaça multiversal de Victor von Doom.
‘Vingadores: Doomsday’ tem estreia marcada para 18 de dezembro de 2026 no Brasil, servindo como a primeira parte do evento que se encerrará em ‘Vingadores: Guerras Secretas’ em 2027.