Com a estreia da última temporada de Stranger Things a pouco mais de um mês de distância, os criadores da série, os Irmãos Duffer, começaram a falar sobre o desafio de criar um final satisfatório para uma das produções mais amadas da Netflix. Em uma nova entrevista à Variety, eles revelaram quais foram suas maiores inspirações: os finais de clássicos da HBO, como ‘Família Soprano’ e ‘A Sete Palmos’.
A Filosofia do Final: “Ser Fiel a si Mesmo”
Os diretores explicaram que, para eles, os melhores finais de séries são aqueles que se mantêm fiéis à identidade da produção, em vez de tentarem criar uma reviravolta mirabolante apenas para chocar o público.
“Os melhores [finais] foram muito fiéis a si mesmos”, disse Ross Duffer. “Os programas que tentam ser superinteligentes — acho que é aí que as coisas podem dar errado muito rápido.”

Matt Duffer complementou, afirmando que a ideia central para a conclusão da saga já existe há anos. “Sabíamos mais ou menos qual seria a cena final há anos. Havia elementos dela que foram discutidos por semanas, mas a ideia central do final, nós tínhamos há muito tempo.” Ele concluiu, com um suspiro: “Estamos muito felizes com a forma como terminou. Tenho certeza de que as pessoas terão opiniões!”.
O Calendário do Fim
A temporada final de Stranger Things será lançada como um evento dividido em três partes:
- Volume 1 (4 episódios): Estreia em 26 de novembro de 2025, às 21h (horário de Brasília).
- Volume 2 (3 episódios): Estreia no Natal, dia 25 de dezembro de 2025, às 21h.
- O Final (último episódio): Estreia na véspera de Ano Novo, dia 31 de dezembro de 2025, às 21h.
Sobre ‘Stranger Things’
A série acompanha a luta de um grupo de amigos na cidade de Hawkins contra as forças sombrias do Mundo Invertido. A temporada final promete ser a batalha definitiva contra o vilão Vecna e contará com o retorno de todo o elenco principal, além da adição de Linda Hamilton (O Exterminador do Futuro).