‘It: Bem-vindos a Derry’: 12 Easter Eggs e Referências do Episódio 1 Explicados

Por

[Atenção: O texto abaixo contém spoilers completos do Episódio 1 de “It: Bem-vindos a Derry”]

A série ‘It: Bem-vindos a Derry’ estreou neste domingo (26) na Max, e seu primeiro episódio é um prato cheio para os fãs de Stephen King, repleto de conexões com os filmes, com o livro e com o universo expandido do mestre do terror.

A trama, que se passa nos anos 1960, mergulha na origem do mal que assombra a cidade. Separamos 12 das principais revelações, referências e easter eggs que você pode ter perdido.


O que Aconteceu no Episódio (A Trama)

1. A Primeira Vítima e a Nova Forma da Coisa

A série não perde tempo e já nos apresenta uma das novas formas de Pennywise. Nos minutos iniciais, a criança Matty é atraída para a morte não pelo palhaço, mas por um “bebê demônio com asas”. A produtora já havia adiantado que a série exploraria as múltiplas mutações da Coisa, e o episódio entrega isso logo de cara.

2. A Tragédia de Lilly Bainbridge

Conhecemos o trauma de uma das novas protagonistas, Lilly. Em um flashback, ela se culpa pela morte do pai, que, ao retornar à fábrica de enlatamento para buscar um pertence esquecido por ela, morre em um trágico acidente em uma das máquinas.

3. O Final Trágico no Cinema

Se você se apegou ao novo grupo de crianças, o final do episódio foi um choque. Ao seguirem os rastros de Matty até um cinema, Lilly, Teddy, Phil e Susie são atacados pelo mesmo “bebê demônio”. Em uma cena brutal que define o tom sombrio da série, Teddy, Phil e Susie são mortos, deixando Lilly como a única sobrevivente traumatizada.


Conexões com o Clube dos Otários e a Mitologia de ‘It’

4. O Sobrenome Hanlon

O personagem do Major Hanlon (Jovan Adepo), que se muda para Derry, estabelece a conexão mais direta com os filmes. Ele é um parente (provavelmente o avô) de Mike Hanlon, o único membro do Clube dos Otários que permaneceu na cidade para estudar a história da Coisa.

5. A Estátua de Paul Bunyan

Em vários momentos, vemos a cidade se preparando para erguer uma grande estátua do lenhador Paul Bunyan. Os fãs dos livros e do segundo filme sabem que esta estátua ganhará vida e aterrorizará Richie Tozier.

6. O Pai de Beverly Marsh Em uma cena no banheiro da escola, é possível ver o nome “Alvin Marsh” pichado em uma porta com um coração. Este é o nome do pai abusivo de Beverly Marsh, a única garota do Clube dos Otários.

7. A Tartaruga Maturin

A grande inimiga cósmica de Pennywise também está presente. Além de várias pequenas referências a tartarugas, uma pessoa aparece nos corredores da escola vestida de tartaruga. Nos livros, Maturin é a tartaruga cósmica que criou o universo e ajuda o Clube dos Otários em sua batalha.


O “Kingverso” e Homenagens ao Terror

8. A Conexão com ‘O Iluminado’

A maior surpresa do episódio é a aparição de Dick Hallorann, o cozinheiro do Hotel Overlook em ‘O Iluminado’. Antes de trabalhar no hotel, ele é visto recepcionando o Major Hanlon em Derry, confirmando que ele também possui o “brilho” e pode sentir a presença maligna na cidade.

9. O Asilo Juniper Hill

Lilly menciona que, após a morte de seu pai, ela foi enviada para o Asilo Psiquiátrico Juniper Hill. Este é um local recorrente nas obras de King, servindo como o hospital para onde Henry Bowers (o valentão de It) é enviado, além de ser citado em livros como Jogo Perigoso e A Metade Sombria.

10. O Monstro da Lagoa Negra

No quarto de um dos garotos, vemos um pôster do clássico filme de 1954. No livro de Stephen King, o Monstro da Lagoa Negra é uma das formas que Pennywise assume para assustar uma de suas vítimas.

11 e 12. Heróis da DC e o Diretor

A série também se diverte com referências à DC Comics. Teddy é visto lendo HQs do Flash e do Batman (lutando contra o Cara-de-Barro). Esta é uma piscadela ao produtor da série, Andy Muschietti, que dirigiu o filme The Flash (2023) e está escalado para dirigir o novo filme do Batman do DCU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *