Tom Cruise é, inegavelmente, um dos rostos mais famosos do planeta. Muitos o consideram, aliás, a última grande estrela de cinema. Portanto, é ainda mais chocante descobrir o motivo de você não ter um boneco de Ethan Hunt na sua estante. Além disso, é quase impossível se transformar nele em um videogame.
A razão é uma regra de contrato inflexível. O ator proíbe terminantemente que seu rosto seja usado em produtos que ele não autorize, especialmente action figures e jogos.
Contudo, como em toda boa história de espionagem, sempre existem brechas.
Se você procurar muito, talvez encontre algo bizarro de 1996. Quando o primeiro Missão Impossível saiu, uma empresa chamada Tradewind Toys lançou cinco pequenas figuras. No entanto, elas não pareciam em nada com Cruise. A justificativa? Eram baseadas nos quadrinhos de Rob Liefeld. Foi, basicamente, uma tentativa desesperada de contornar o veto.
Por causa disso, o mercado está cheio de figuras “piratas”. Oficialmente, só existe uma única exceção aprovada: LEGO.
Em 2016, Cruise surpreendentemente apareceu como um boneco em LEGO Dimensions. Ele estava pendurado no mítico cabo do primeiro filme. Apesar disso, ele não gravou novas falas para o jogo; usaram áudios de arquivo. A regra é tão séria que ele chegou a cancelar seu próprio Funko Pop do filme A Múmia sem hesitar.

Essa proibição, consequentemente, afeta diretamente os videogames.
O Ethan Hunt do clássico Missão Impossível para Nintendo 64 e PlayStation não se parece em nada com ele. Da mesma forma, Missão Impossível: Operação Surma usou um rosto e voz completamente diferentes. Nenhum outro jogo baseado em seus filmes (como Top Gun ou Dias de Trovão) ousa usar sua imagem.
Afinal, quem teria coragem de quebrar uma regra de contrato com o próprio Tom Cruise?