Conhecido por sua defesa apaixonada do formato analógico, o diretor Christopher Nolan (Oppenheimer, Interestelar) elevou o nível de ambição técnica para seu próximo filme. Em entrevista à revista Empire, o cineasta revelou que as gravações de ‘A Odisseia’ consumiram impressionantes 600 quilômetros de filme ao longo de 90 dias de produção.
O motivo para tamanho volume de material? O longa foi filmado inteiramente em IMAX, buscando trazer um peso inédito para a mitologia grega.
A Visão de Nolan: Mitologia com Peso e Credibilidade
Nolan explicou que seu objetivo ao adaptar o poema de Homero é preencher uma lacuna no cinema moderno: tratar a mitologia com o realismo e a grandiosidade de uma superprodução contemporânea.
“O que eu percebi foi que toda aquela grande obra cinematográfica mitológica com a qual cresci – os filmes de Ray Harryhausen e outras coisas – eu nunca tinha visto ser feita com o peso e a credibilidade que uma produção de grande orçamento de Hollywood, em IMAX, poderia alcançar”, disse o diretor.
Um Elenco de Deuses e Mortais
Além da escala técnica, A Odisseia reúne um dos elencos mais impressionantes dos últimos anos. Confira os nomes confirmados e especulados:
- A Família de Ítaca:
- Matt Damon como Odisseu (Ulisses).
- Anne Hathaway como Penélope (esposa de Odisseu).
- Tom Holland como Telêmaco (filho do casal).
- Deuses e Figuras Mitológicas:
- Zendaya como a deusa Atena.
- Charlize Theron como a feiticeira Circe.
- Benny Safdie como Agamenon.
- Lupita Nyong’o como Clitemnestra.
O elenco de apoio conta ainda com estrelas como Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth e John Leguizamo.
Equipe e Lançamento
Para trazer o épico à vida, Nolan conta com seus colaboradores habituais de confiança: o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema e o compositor vencedor do Oscar Ludwig Göransson.
‘A Odisseia’ tem estreia marcada nos cinemas para 16 de julho de 2026.