Anos após sua saída conturbada de ‘Community’, os detalhes exatos do rompimento entre Chevy Chase (Pierce Hawthorne) e o restante da equipe vieram à tona. O novo documentário da CNN, I’m Chevy Chase and You’re Not, revela os bastidores do incidente racista que selou o destino do ator na série.
Segundo o diretor Jay Chandrasekhar, o clima no set tornou-se insustentável após uma discussão sobre o roteiro, que culminou no uso de um insulto racial por parte do veterano.
O Incidente: A “N-Word” e a Defesa de Richard Pryor
Descontente com a direção criativa de seu personagem, Chase reclamou que os roteiristas logo o fariam dizer a “N-word” (termo extremamente ofensivo nos EUA). No entanto, ao fazer a reclamação, ele proferiu o insulto racial por extenso.
A reação foi imediata. A atriz Yvette Nicole Brown (Shirley) abandonou o set e se recusou a voltar sem um pedido de desculpas. Quando confrontado, Chase tentou justificar o uso da palavra citando sua amizade com o comediante lendário Richard Pryor.
“Eu e Richard Pryor… eu costumava chamar Richard Pryor de [insulto racial], e ele me chamava de ‘O Honky’ [termo pejorativo para brancos], e nós nos amávamos”, alegou Chase, perguntando “Por quê?” quando exigiram que ele se desculpasse.
Após o incidente vazar para a imprensa, Chase teve um colapso nervoso no set, gritando que sua carreira estava “arruinada”. Ele nunca mais voltou para gravar após aquele dia.
A Vingança de Dan Harmon
O documentário não poupa críticas ao criador da série, Dan Harmon, revelando que a toxicidade vinha de ambos os lados. Em uma festa de encerramento, Harmon, visivelmente embriagado, incitou o elenco e a equipe a um ataque verbal público contra o ator.
Caley Chase, filha do ator que estava presente na festa, descreveu o momento traumático:
“Meu pai estava super animado para me levar e minha mãe à festa… entramos e Dan, ele tinha bebido um pouco. Ele fez todo o elenco e equipe gritarem ‘Vai se f**, Chevy!’**… Isso é difícil. E malvado”.
Problemas de Saúde
Além das polêmicas, a produção aborda a fragilidade da saúde do comediante. Foi revelado que Chase sofreu uma parada cardíaca durante a pandemia, chegando a ficar em coma por um período (fontes variam entre 8 dias e meses de recuperação), mas sobreviveu.
Chevy Chase deixou o elenco fixo de Community em 2013, durante a 4ª temporada.