‘Predador: Terras Selvagens’ fez história na franquia ao colocar, pela primeira vez, um Predador (Yautja) como protagonista. Isso trouxe um desafio inédito para o ator Dimitrius Schuster-Koloamatangi (Dek): como falar a complexa língua alienígena de forma convincente?
Em uma nova entrevista ao Discussing Film, o ator detalhou o processo de aprendizado do idioma Yautja e como isso foi fundamental para construir sua performance física no filme, que já está em cartaz nos cinemas.
O Desafio de Aprender o Yautja
Schuster-Koloamatangi explicou que o maior desafio foi dominar os sons guturais e os “cliques” característicos da raça, que não usam a língua.
“Honestamente, o que eu estava mais tentando entender eram os estalos, que você precisa usar a sua garganta, mas sem usar a língua”, contou o ator. “E você precisa integrar isso ao idioma e à intenção de cada palavra, porque cada palavra tem uma tradução direta, então você enfatiza certas coisas na linguagem.”
Como a Língua Ajudou a Criar o Personagem
Para o ator, aprender a falar o idioma foi a chave para encontrar a fisicalidade de Dek. Ele usou os sons como base para a linguagem corporal do personagem, tornando a performance mais autêntica.
“Acho que isso me ajudou muito em termos de permanecer na performance”, continuou ele. “Falar no idioma informa muito da minha linguagem corporal, como Yautja. Usei o idioma como uma forma de criar o Dek, então fiquei muito grato por existir uma língua que pudemos estabelecer.”
Sobre ‘Predador: Terras Selvagens’
Dirigido por Dan Trachtenberg (Predador: A Caçada), o filme se passa em um planeta remoto no futuro. A trama acompanha Dek, um Predador exilado, que forma uma aliança improvável com Thia (Elle Fanning), uma sintética da companhia Weyland-Yutani (da franquia Alien).
‘Predador: Terras Selvagens’ já está em cartaz nos cinemas brasileiros.