O 82º Festival de Cinema de Veneza chegou ao fim neste sábado (6), consagrando o longa “Father Mother Sister Brother”, do icônico diretor americano Jim Jarmusch, com o cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme. A cerimônia encerrou uma edição marcada por obras de forte impacto político e social.
O filme de Jarmusch, estrelado por Cate Blanchett, Adam Driver e Tom Waits, explora as complexidades das relações familiares através de três histórias distintas. A vitória foi considerada uma surpresa, já que o longa não figurava entre os favoritos da crítica.
Os Outros Grandes Vencedores da Noite
Apesar da surpresa com o prêmio principal, outros favoritos da crítica não saíram de mãos vazias. O Grande Prêmio do Júri, segundo troféu mais importante, foi para o impactante “The Voice of Hind Rajab”, da diretora franco-tunisiana Kaouther Ben Hania. O filme, que narra a história real de uma menina palestina assassinada durante a guerra em Gaza, foi o mais comentado do festival, recebendo uma ovação recorde de 23 minutos em sua estreia.
Outro destaque foi o prêmio de Melhor Diretor para Benny Safdie por seu trabalho em “The Smashing Machine”, consolidando sua transição para a direção solo após a aclamada parceria com o irmão Josh Safdie.
A Corrida Pelo Oscar Começou
O Festival de Veneza é tradicionalmente o ponto de partida para a temporada de premiações, e seus vencedores frequentemente se tornam fortes concorrentes ao Oscar. Com as escolhas deste ano, a corrida para o prêmio de 2026 já tem seus primeiros grandes nomes definidos.
Confira os Principais Vencedores do Festival de Veneza 2025:
- Leão de Ouro (Melhor Filme): “Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch
- Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: “The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania
- Leão de Prata (Melhor Diretor): Benny Safdie, por “The Smashing Machine”
- Prêmio Especial do Júri: “Below the Clouds”, de Gianfranco Rosi
- Melhor Roteiro: Valerie Donzelli e Gilles Marchand, por “A Pied D’Oeuvre”
- Coppa Volpi (Melhor Atriz): Xin Zhilei, por “The Sun Rises On Us All”
- Coppa Volpi (Melhor Ator): Toni Servillo, por “La Grazia”
- Prêmio Marcello Mastroianni (Melhor Ator ou Atriz Revelação): Luna Wedler, por “Silent Friend”